Histórico

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Hoppe, mantida pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, teve o início de suas atividades em 1906 e foi oficializada em 1952, junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul, com o nome de Escola Particular Santo Anjo da Guarda. Na época, ainda não possuía prédio próprio e as aulas eram ministradas dentro da capela com o mesmo nome.Em 05 de novembro de 1969, através do Decreto de denominação nº 1433, a escola passou a chamar-se Escola Municipal Félix Hoppe, em homenagem ao pai do então prefeito de Santa Cruz do Sul, o Sr. Edmundo Hoppe, em exercício na época.  A sua inauguração ocorreu em 24 de maio de 1970. Porém, o Decreto de criação foi expedido em 06 de setembro de 1977.
Em 1978, a área construída foi ampliada, ficando a escola com quatro salas de aula, uma cozinha, secretaria e duas áreas abertas. Neste mesmo ano foi implantada a 5ª série, através do Decreto Municipal nº 1.817. Em 1979, através da Portaria de Reorganização nº 23.774, passou a ser denominada Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Félix Hoppe.
Em 28 de dezembro de 1987, através da Portaria nº 24.042, da Secretaria de Educação do Estado, foi criada a sexta série. Em 06 de setembro de 1989, através da Portaria 03.197 da mesma Secretaria, implantou-se a sétima e a oitava série.
Em 1988, construiu-se a Biblioteca da escola, que recebeu o nome de Cecília Meireles, unindo um prédio ao outro.
Em 13 de outubro de 1998, por determinação do Decreto nº 4.803, a então, Escola Municipal de Primeiro Grau Félix Hoppe, sofreu alteração de designação e passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Hoppe.
Em 1999, devido ao processo de nucleação das escolas multisseriadas municipais, a EMEF Félix Hoppe passou a atender alunos de outras localidades, tornando-se a principal escola para as comunidades de Linha Nova, Linha Nova Agnes, Quarta Linha Nova, Linha Felipe Neri, Linha Andrade Neves, Travessa Kurtz e arredores.
A nucleação representou um aumento expressivo no número de alunos da escola. Devido a isto, em dezembro de 2004, iniciou-se a construção de mais duas salas de aula que foram concluídas e inauguradas em 2005. A ampliação do espaço possibilitou uma mudança na organização curricular da escola, que a partir deste momento passou a oferecer salas por disciplinas para os anos finais.Em 2006, a escola teve o seu espaço de lazer ampliado, quando foi construindo uma quadra sem cobertura para a prática de esportes.

Em 2008, através do Programa PROINFO Rural, desenvolvido pelo Governo Federal, a escola passou a contar com um laboratório de informática, composto por cinco computadores.Em 2009, com a obrigatoriedade do oferecimento da educação infantil em todas as creches ou instituições escolares mais próximas, o educandário passou a oferecer a Pré-escola, atendendo aos alunos dos quatro aos seis anos.

Em 2012, inaugurado um refeitório, despensa, cozinha e sala de música com sistema de acústica.
No mesmo ano, ocorreu a reorganização de alguns ambientes: pracinha, laboratório de informática, biblioteca. Além disso, também foi realizada a canalização do terreno, reformados todos os banheiros e construído um banheiro adaptado aos portadores de necessidades educacionais especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imagens

Imagens
Pátio Escola Félix Hoppe